Força feminina em crescimento na ArcelorMittal

Iniciativa da produtora de aço - meta de 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030 - vale para todas as áreas, inclusive para o chão de fábrica



No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ArcelorMittal reitera a meta global anunciada de ter ao menos 25% de mulheres em posição de liderança até 2030. O desafio está colocado para todas as áreas da empresa, incluindo as atividades operacionais, administrativas e cargos de liderança. Atualmente, dos cerca de 14 mil empregados da ArcelorMittal no Brasil, 17% de mulheres ocupam cargos de liderança no segmento de aços longos. No segmento de aços planos, esse número está em 16%. Na área corporativa, o número de mulheres líderes sobe para 36%. 

O estabelecimento da meta é um marco na história da empresa. “Precisamos de mais mulheres em posições de liderança na nossa empresa para termos novas perspectivas, outros olhares na tomada de decisão e gerar resultados sob novas visões. Queremos que a transformação que nos propusemos a fazer no ambiente organizacional tenha reflexo positivo na sociedade”, afirma Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil.

As mulheres já são a maioria da sociedade brasileira, das universidades e estão aumentando a representatividade nos cursos de engenharia. Essa mudança também deve acontecer na ArcelorMittal, elevando a participação em todos os cargos e segmentos de negócio. “Celebramos um grande avanço na ArcelorMittal e temos muitos desafios pela frente. Acreditamos na diversidade como um fator essencial para a construção de uma sociedade mais justa. Até 2030, iremos dobrar o número de mulheres líderes e nos comprometemos a criar condições para que elas se desenvolvam, se sintam acolhidas e prosperem dentro da empresa. A evolução no universo do trabalho passa por construções plurais e diversas”, complementa Sofia Trombetta Camisasca, Diretora de Pessoas, Saúde e Bem-estar da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e sponsor global do Programa de Diversidade & Inclusão do grupo ArcelorMittal.

Meta 
É um desdobramento do Programa de Diversidade & Inclusão da empresa, lançado em 2019 com foco em quatro dimensões da diversidade: Equidade de Gênero, Diversidade Racial, Pessoa com Deficiência e LGBTI+. Nos últimos anos, no âmbito do Programa, a empresa realizou treinamentos e fez uma série de campanhas de comunicação e sensibilização dos empregados a fim de construir um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, onde o respeito e a tolerância prevalecem.

Em 2020, a empresa aderiu a quatro importantes compromissos externos: ONU Mulheres, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Rede Empresarial de Inclusão Social e Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O programa de Diversidade & Inclusão conta com o apoio da consultoria da Mais Diversidade. Ao todo, 1,3 mil empregados atuam ativamente como voluntários e aliados, dedicando tempo e promovendo iniciativas que contribuam para a transformação cultural que a empresa vem buscando.

Formação de meninas 
Paralelamente à meta de contratação de mulheres, a Fundação ArcelorMittal lançou o programa STEAM Girls, voltado para a formação de meninas para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A iniciativa, que integra a Liga STEAM – estratégia da empresa para a educação brasileira, realizou uma série de encontros inspiradores com meninas e profissionais das áreas científicas. Em 2022, uma carreta itinerante com programação diversificada visitou municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Para 2023 haverá a divulgação da Websérie “Fábrica Fantástica”, o Documentário “Meninas Exatas” e a distribuição do livro “Meninas Exatas”, que aborda personagens históricos. Além disso, será realizado em Piracicaba um projeto de E-Sports STEAM Girls, voltado para a formação de meninas na área de tecnologia e programação.