Apoio aos moradores

Realocação e auxílio financeiro

Realocação e auxílio financeiro

Em 8 de fevereiro de 2019, a ArcelorMittal realocou preventivamente moradores da comunidade de Pinheiros (distrito de Itatiaiuçu – MG) que residiam na zona de Autossalvamento (ZAS) da Mina de Serra Azul. A ação ocorreu em virtude do acionamento do Plano de Ação de Emergência (PAEBM) da barragem da Mina Serra Azul que teve seu nível de emergência elevado para 2, numa escala de 1 a 3. Ao todo, 56 famílias foram retiradas de suas moradias de origem e passaram a residir em casas alugadas pela empresa. 

A mudança do nível de emergência da barragem ocorreu após uma inspeção e auditoria minuciosas, que foram realizadas depois dos acidentes acontecidos no setor de mineração no Brasil. Empregando uma metodologia mais conservadora, a auditoria independente responsável pela declaração de estabilidade adotou para a barragem um Fator de Segurança (Factor of Safety ou FoS ) mais restritivo. 

A empresa reitera que a evacuação foi feita em caráter preventivo, o que vai ao encontro do seu principal valor, que é zelar pela segurança das comunidades em seu entorno e dos seus empregados. 

Buscando a melhor assistência aos moradores, a ArcelorMittal concluiu, com celeridade, em 21 de fevereiro de 2019, negociações para a assinatura do Termo de Acordo Preliminar (TAP), firmado com os atingidos e os Ministérios Públicos Federal e Estadual. O documento abrange aspectos humanitários, econômicos, ambientais e técnicos e foi prorrogado, no ano seguinte, ampliando os benefícios às famílias atingidas. 

Cada núcleo familiar – incluindo moradores realocados, sitiantes, proprietários e moradores que tiveram sua renda principal impactada – recebeu uma verba no valor de R$5 mil para gastos emergenciais. As famílias que residiam na ZAS foram realocadas e receberam auxílio emergencial mensal até junho de 2021. 

A partir da assinatura do Termo de Acordo Complementar (TAC), em 7 de junho de 2021, o auxílio emergencial foi extinto e pagamento da verba para incremento de renda local instituído e estendido a outras famílias da região. 

Em 22 de fevereiro de 2022, em virtude da publicação feita pela Agência Nacional de Mineração (ANM) de nova resolução que alterou os critérios para determinação do nível de emergência de barragens de mineração, a ArcelorMittal elevou o nível de emergência da barragem da Unidade de Serra Azul, passando para 3. É importante ressaltar que a reclassificação em nada muda as condições de segurança da barragem, que permanecem inalteradas desde o acionamento do PAEBM. Cumpre esclarecer que a estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e seu fator de segurança permanece estável desde 2019, sendo periodicamente informado às autoridades. 

A empresa ressalta que, desde em 2019, optou por adotar, preventivamente, medidas de segurança superiores às exigidas pela legislação da época, de modo a garantir total segurança das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Portanto, a entrada em vigor da nova resolução não exigiu novas medidas ou ações adicionais de segurança.

Canais de Atendimento

Posto de Atendimento de Pinheiros

Posto de Atendimento de Pinheiros (PA)

A ArcelorMittal instalou o Posto de Atendimento de Pinheiros (PA) no mesmo dia do acionamento do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) de Serra Azul. O PA, inicialmente instalado no Centro Comunitário da Igreja Nossa Senhora Aparecida, cedido pela comunidade paroquial, foi transferido para o endereço atual: Praça Nossa Senhora Aparecida, 10 (casa amarela, ao lado da Igreja). O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira – das 8 às 12h e das 13 às 17h – e às sextas-feiras – das 8 às 12h e das 13 às 16h.

No Posto de Atendimento são oferecidos os serviços psicossociais e realizados os atendimentos individuais demandados pelos moradores.

Canal de Relacionamento

Além do Posto de Atendimento, foi criado um canal de relacionamento com a comunidade (0800 721 2425) para responder dúvidas, colher sugestões e reclamações da comunidade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira – das 9 às 12h e das 13h às 17h.

Atendimento psicossocial

A equipe de atendimento psicossocial do Posto de Atendimento de Pinheiros acolhe e escuta os moradores, tanto os realocados quanto aqueles que residem fora da ZAS. Trata-se de um trabalho ativo, executado por profissionais que acompanham as famílias desde o princípio da evacuação. Durante a pandemia, o atendimento está sendo realizado de forma remota.

Resgate de animais

Foram retirados preventivamente da área da ZAS, em 2019, 976 animais, entre domésticos e de criação. Eles foram cadastrados e acolhidos de acordo com sua espécie e porte em locais aptos para os cuidados. Todos passaram por avaliação veterinária. A remoção dos animais foi acompanhada e realizada de acordo com as orientações da equipe de voluntários da Brigada Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais. Os animais, após serem examinados, receberam tratamentos tais como vermifugação, coleiras, banho, tosa e alimentação adequada. Cerca de 800 animais foram devolvidos aos seus donos. Os demais seguem sob cuidados da equipe técnica da ArcelorMittal.

Cerca de
800 animais
foram devolvidos aos seus donos.

Os demais seguem sob cuidados da equipe técnica da ArcelorMittal.

Espécie e número de animais acolhidos:

Aves
806

Bovinos
37

Equinos
08

Cães
85

Felinos
27

Coelhos
01

Suínos
12

Peixes (kg)
1.384